O que a Netflix pode nos ensinar sobre Precificação?

Recentemente a Netflix anunciou que reajustará os seus preços de assinatura em 18% em alguns países. Fique tranquilo, o Brasil não será um deles! Mas vamos aproveitar essa notícia para reforçar alguns pontos relevantes sobre Precificação em Negócios Digitais. A Netflix não vai alterar o seu modelo de geração de receita, que seguirá sendo o de assinatura mensal. Mas decidiu que seria estratégico aumentar o valor cobrado por essa assinatura mensal. Vamos aos motivos.

Primeiro, porque ela quer sim gerar mais receita. O aumento de 18% no plano de assinatura básica — que representa 2 dólares — atingirá ao longo dos próximos meses sua base de 139 milhões de assinantes, gerando um aumento de receita direta de 278 milhões de dólares. Além desse aumento de receita, outro benefício visível é a valorização de 6,5% da ações da empresa na bolsa desde o anúncio do reajuste em janeiro deste ano, conforme o gráfico abaixo mostra.

Porém, se a Netflix está prevendo gastar 18,6 bilhões de dólares em produção de conteúdonos próximos 12 meses, um acréscimo de meros 278 milhões de receita não parece nem um pouco suficiente. O que nos leva ao segundo e estratégico — motivo para o aumento: A Netflix não está reajustando seu preço pensando em cobrir custos, mas sim mirando na disposição do cliente em pagar por entretenimento.

Explico: O gasto médio de um americano com entretenimento é de 3 mil dólares por ano.Com o novo valor de assinatura de 12,99 dólares por mês, a Netflix representa apenas 5% do gasto anual com entretenimento nos EUA. E é essa fatia que a Netflix quer ampliar.

Reajustar o preço da assinatura nesse momento é estratégico para ampliar o percentual da Netflix no valor anual que o americano está disposto a gastar com entretenimento.

A Netflix entende que sua concorrência não são apenas as outras plataformas de streaming, mas sim todas as opções de entretenimento disponíveis no mercado e que o americano esteja disposto a pagar.

Preço nunca é somente sobre preço. É muito mais sobre estratégia e valor. Pense nisso!

Larissa Sielichoff é mestre em administração, e atua como mentora e consultora de Inteligência em Precificação com foco em negócios digitais. Tem mais de 10 anos de atuação em estratégia e viabilidade de negócios na área de tecnologia. Desenvolveu uma metodologia de Estratégia de Precificação como resultado de sua pesquisa de Mestrado — Why Pricing Matters. Aplica seu método em startups e empresas na área de negócios digitais.

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